Interpretação de Viva La Vida - Coldplay

Viva La Vida, de Coldplay, está na lista das músicas mais ouvidas na rádio do Brasil. A música é de fato muito boa, mas muitas pessoas não pararam para pensar exatamente o que a letra quer dizer. Aqui vai a tradução, e em seguida a minha interpretação:
Coldplay – Vida La Vida (Tradução)
Eu dominava o mundo
Os oceanos se abriam quando eu ordenava
Agora pela manhã durmo sozinho
Varro as ruas que já foram minhas

Eu jogava os dados
Sentia o medo nos olhos dos meus inimigos
Ouvia enquanto o povo exclamava:
"Agora o velho rei está morto! Vida longa ao rei!"
Em um minuto eu segurava a chave
No outro as paredes se fechavam em mim
E eu então descobri, que meus castelos se apóiam
Sobre pilares de sal e pilares de areia

Eu escuto os sinos de Jerusalém tocando
Os corais da cavalaria romana estão cantando
Seja meu espelho, minha espada e escudo
Meus missionários em um campo desconhecido
Por algum motivo eu não sei explicar
Desde que você se foi, nunca mais houve
Nunca houve uma palavra honesta
E foi quando eu dominava o mundo

Foi um vento estranho e forte (que)
Derrubou as portas para me deixar entrar
Janelas estilhaçadas e o som de tambores
As pessoas não acreditavam
no que eu havia me tornado
Os revolucionários esperam
Pela minha cabeça numa bandeja de prata
Apenas um fantoche numa corda solitária
Oh, quem desejaria tornar-se um rei?

Eu escuto os sinos de Jerusalém tocando
Os corais da cavalaria romana estão cantando
Seja meu espelho, minha espada e escudo
Meus missionários em um campo desconhecido
Por algum motivo eu não sei explicar
Eu sei que São Pedro não chamará meu nome
Nunca houve uma palavra honesta
E isso foi quando eu dominava o mundo

Escute os sinos de Jerusalém tocando
Os corais da cavalaria romana estão cantando
Seja meu espelho, minha espada e escudo
Meus missionários em um campo desconhecido
Por algum motivo que não sei explicar
Eu sei que São Pedro não chamará meu nome
Nunca houve uma palavra honesta
Foi quando eu dominava o mundo


Image and video hosting by TinyPic

Bom... Dá a impressão de que após longos anos de Deus dominando o mundo, ele perdeu o poder e passa a ser “nada”.
Eu dominava o mundo. Os oceanos se abriam quando eu ordenava. – Isso parece se referir ao Êxodo 14, quando Deus abriu o mar para que os hebreus fugissem do Egito.
Seja meu espelho, minha espada e escudo, meus missionários em um campo desconhecido. – Bem, segundo a bíblia, nós temos de seguir as ordens de Deus, ser bom como ele... Daí vem: “seja meu espelho”.
Esses são alguns dos motivos que me levam a tal interpretação. Cada pessoa tem sua forma de interpretar. Os cristãos radicais que me perdoem, mas eu não vou aceitar críticas. Se alguém interpreta de forma diferente, poste no comentário.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

78 comentários:

Rei K.H. disse...

Boa interpretação...escutarei essa musik ;)

bjoo ;*

Unknown disse...

Tá mais pra ser o Demo com sua velha mania de querer ser Deus, afinal que arromba para entrar em algum lugar é Lúcifer e não Deus, que diz em sua palavra: eis que estou a porta e bato. Se alguem ouvir a minha voz entrarei em sua casa, ceiarei com ele e ele comigo Apocalipse 3,19.
É isso ai. Vanessa

Janine Sombra disse...

Talvez, quem sabe? (: Mas a minha interpretação é esta. Ninguém sabe ao certo o que o autor da música quis dizer com isso, não é?

A Princesa - Maquiavel para mulheres - Por Ellen Lira disse...

Sei lá... mas tb achei essa letra estranha. Gosto de ouvir essa música, mas hoje resolvi prestar atenção na letra e fiquei confusa, por isso resolvi buscar alguma interpretação. Continuo sem saber se ele fala da Revolução Francesa e da queda do Absolutismo, como leva a crer no princípio, ou se é mesmo algo de cunho religioso. Fiquei bolada pois gosto dessa banda.
Ellen

cibele disse...

"Em um minuto eu segurava a chave", claramente referencia a satanás.. foi ele quem segurou a chave da vida e da morte por um tempo e a perdeu logo após a ressureição de Cristo.. "Eu sei que São Pedro não chamará meu nome".. quem será?

Unknown disse...

Concordo com a Cibele, e acrescento, quando Satanas no deserto oferece reinos no mundo para tentar Jesus, ele nao poderia estar oferecendo algo que nao estivesse sob o seu controle,
creio que essa cancao seja mesmo apocaliptica, ainda mais quando se refere ao NAO chamado de Pedro, se fosse Deus nessa situacao, logo nao precisaria de nenhum convite.
enfim essa e a minha interpretacao.

Mariana disse...

A música dá a entender que o cantor usa o eu-lírico representando Jesus falando e tb Satanás falando.

As 3 primeiras estrofes é como se fosse Jesus falando como tudo era antes de ele ser morto(cruscificado), como ele dominava o mundo, e como passou a ser depois que ele morreu.

Logo após, o rítmo da música muda na 4ª estrofe, que passa a representar Satanás falando que já começa a escutar os sinos do fim dos tempos tocando, e sobre como o mundo se tornou depois que ele passou dominar (depois da morte de Cristo).

A 7ª estrofe, volta a representar Jesus falando já com referências ao Iluminismo, Humanismo, onde queriam derrubar o Teocentrismo[Os revolucionários esperam pela minha cabeça numa bandeja de prata].

A 8ª esfrofe a diante, volta a representar Satanás falando novamente sobre o fim dos tempos, os romanos cantado louvores a Deus e dizendo que sabe que ele não será chamado, no caso por São Pedro, a ir para o céu, e novamente dizendo que enquando ele governou o mundo,nunca houve honestidade.

Devemos levar em conta, que a letra toda não passa de um ponto de vista do autor sobre esse assunto, o que ele imagina ser verdade, sei lá.
A histéria na realidade, é bem diferente do que retrata a letra da música.

Espero que tenha ajudado.
Abraços!

Professor Anoar Abbas disse...

Bem, acredito que de maneira geral, a letra se refere a algo mais amplo do que simplesmente a fatos históricos. Parece-me mostrar claramente um descontentamento de nosso Criador, através de Seu Mentor Jesus, com tantas coisas más que vêm ocorrendo em nosso mundo desde a época dos romanos. Se prestarmos a atenção veremos que se Jesus retornasse à Terra hoje, provavelmente, seria tratado da mesma forma que foi na antiguidade, ou seja, com descrença e desdém, devido ao materialismo exacerbado pelo qual passamos através do consumismo. Por isso devemos "viver a vida" a fim de que aprendamos com nossos erros e possamos refletir sobre os mesmos para não os cometamos novamente. Opinião particular.

Abraço.

Ânoar.

gabriel disse...

A mariana está certa em algumas partes,mas para mim a interpretação correta seria :

[i]"Eu dominava o mundo
Os oceanos se abriam quando eu ordenava
Agora pela manhã durmo sozinho
Varro as ruas que já foram minhas"[/i]

Se refere a Jesus quando veio a terra e se transformou em homem,antes Poderoso(2 primeiros versos) agora homem, varre as ruas que ele mesmo criou(2 ultimos)..

[i].. enquanto o povo exclamava:
"Agora o velho rei está morto! Vida longa ao rei!"
Em um minuto eu segurava a chave
No outro as paredes se fechavam em mim... pilares de sal e pilares de areia...[/i]

Essa estrofe é o Diabo dizendo,sobre a crucifixação de Cristo,quando o povo dizia que o Rei dos Judeus(Jesus) estava morto...neste momento o Diabo acha que venceu e segura a chave da vida e da morte(versos 1 -5),mas em outros instantes como retrata a biblia Jesus rescucita e toma a chave do Diabo,e o Diabo descobre que perdeu(3 ultimos versos).




[i]"Eu escuto os sinos de Jerusalém tocando
Os corais da cavalaria romana ...Desde que você se foi, nunca mais houve
Nunca houve uma palavra honesta
E foi quando eu dominava o mundo...[/i]
O diabo agora diz sobre a volta de Cristo(os sinos de jerusalém),e diz que depois que Jesus se foi(embora da terra em forma de homem) nunca mais ouve uma palava honesta,demonstrando um sinal de arrependimento,e quando ele diz que dominava o mundo é porque a biblia que retrata que esse Mundo é do maligno.

[i]Foi um vento estranho e forte (que)
Derrubou as portas para me deixar entrar
Janelas estilhaçadas e o som de tambores
As pessoas não acreditavam
no que eu havia me tornado
Os revolucionários esperam
Pela minha cabeça numa bandeja de prata
Apenas um fantoche numa corda solitária
Oh, quem desejaria tornar-se um rei?[/i]
Se percebermos a musica faz uma linha do tempo,desde que Jesus veio a terra como homem até o futuro(sua volta),nesta estrofe pelo que entendi com muita dificuldade retrata um futuro pós Volta de cristo,ou seja faz alusão a Besta que reinaria esse mundo,mas depois da metade do eu governo seria odiada pelos homens(versos 7).

[i] Por algum motivo que não sei explicar
Eu sei que São Pedro não chamará meu nome [/i]

Neste verso,ele volta a estrofe que diz sobre a volta de Cristo,e sinicamente diz que por algum motivo eu sei que são pedro(Deus) não chamará meu nome,pois a biblia retrata que Deus chamaria os seus escolhidos para morar com ele na vida eterna.

Anônimo disse...

A música toda parece a visão de Robespierre, na Revoluçao Francesa. E tem elementos religiosos por um motivo muito simples: houve um grande movimento durante a Revolução Francesa para suplantar a crença a Deus e estabelecer uma nova religião, cultuando a outro deus. Este deus é o deus da luz, da razão (a deusa da sabedoria), o que muitos consideram como uma versão reciclada de Lúcifer, ou seja, "o anjo que quis elevar os humanos à condição de deuses e não servos de Deus". Assim, Robespierre, temido pelos inimigos, é levado ao poder durante a República Jacobina e pouco antes do Grande Terror, por uma força maliciosa (wild wind), mas logo vê que a cavalaria romana (forças de Deus) se sobressaem no final. O movimento para suplantar o cristianismo fracassa.

Thiago Oliveira disse...

Na minha visão, o cd inteiro é uma mensagem cristã de transformação em Deus.
Não sou religioso fervoroso nem nada. Mas dá pra sacar isso tranquilamente: você nao pode analisar somente essa música em separado, tem que ver o album todo.
Aí vai perceber a seguinte evolução:
- Em Cemeteries of London, as pessoas vagam "à noite" buscando "Deus em seu próprio caminho", e não buscam Deus no caminho que Deus quer. "Vejo Deus em meu jardim [alma] mas não sei o que ele diz". E quando Deus fala "para meu coração, ele não estava aberto".
- Em Lost!, apesar das pessoas estarem no pecado, nao significam que estão perdidas pra sempre.
- Em 42, há abertura das mentes à crença, começando pela esperança de que exista vida depois da morte. "Tem de haver algo a mais". Mas depois, há certeza de que existe o céu, mas como você não foi um bom filho, não entrará.
- Em Lovers in Japan, há um chamado à mudança pra evitar isso. Apesar "deles me baixarem a cabeça, não tenho dúvida que iremos sair dessa". Eles aqui parece se referir aos que propagam o mal. Osaka é uma cidade no Japão, onde o sol "nasce primeiro". Além disso, Sun (sol) e Son (Filho, tipo Filho de Deus) são palavras parecidas.
- Em Reign of Love, linda música, no fim da faixa da música anterior, há uma previsão do que será no paraíso depois que o Son chegar: "ofertarei ao mar meu fardo". E a espera está em: "Reino do amor, através da igreja, esperamos".
- Em Yes, há um convite a dizer Sim para Deus, "evitando a tentação" e o pecado. Mas há uma noção de cansaço, já que o caminho é árduo e "solitário".
- Em Sleep Chant, no final da mesma faixa, há uma breve recompensa para aqueles que seguiram o caminho de Deus: "durmam satisfeitos".
- Chegamos a Viva la Vida, que conta a história da transformação. No começo, o personagem se achava o máximo, mas agora viu que seus castelos eram de areia. E agora, o personagem escuta "os sinos de Jerusalém", isto é, a boa-nova que vem de lá. Quando ele diz que "São Pedro não irá chamar meu nome", isto é, não entrará no céu, ele diz "mas isso era quando eu governava o mundo", ou seja, agora que ele é humilde e reconhece Deus, poderá ser absolvido. A alusão à Revolução Francesa é interessante, pois eu penso que esse personagem poderia justamente ser o rei Luis XVI, que foi deposto e decapitado, junto com sua esposa, em praça pública.
- Em Violet Hill, há uma prece e uma profecia. O mundo se tornou corrupto. "Os bancos viraram catedrais, e a raposa [demônio] virou deus". O caminho daquele que quer seguir Deus é muito árduo a ponto da pessoa querer desesperadamente saber quando será que chegará a paz. "Se você me ama, por que não me deixa saber"?
- A resposta chega em Strawberry Swing, que, em tom de retorno à infância, diz que mesmo com as coisas ruins da vida, mesmo com a "água gelada", nada importa pois é "um dia perfeito". Depois, não importa se o céu está azul ou cinza, "sem Você não importa". Acho que aqui ele fala com Deus, ou com seu Filho.
- Em Death and All His Friends, num primeiro momento há um melancólico convite à aceitação da morte como algo normal e inevitável. Mas esse drama é de repente interrompido: "não quero batalhar do começo ao fim", isto é, não quero uma vida sem sentido, "não quero seguir a morte e seus amigos"!.
- Em The Escapist, a ultima música, no final da mesma faixa, há a noção de que sim, iremos morrer, mas iremos escapar da morte. Talvez pra renascer no paraíso.
Bem, é isso que acho.

Anônimo disse...

Uau! O melhor comentário foi o do Thiago, dia 24/02. Melhor explicação impossível!

Leandro disse...

Muito bom Thiago e Mariana meus parabéns!

Anônimo disse...

Viva la vida acredito que não seja essa interpretação da maioria que comentou. Algumas coisas podem até parecer com fatos da bíblia,mas não são. A música fala sobre a revolução francesa;observem no clipe que o pessoal da banda está com roupas parecidas da época e a letra mostra que o absolutismo caiu,e a própria capa do cd mostra o quadro representante da revolução francesa.(Viva la vida é o nome de um quadro da frida kahlo que representa esta revolução)

Anônimo disse...

Não conhecia essa banda até ouvir uma melodia que me chamou atenção numa chamada de um documentário do discovery channel através de uma música que hoje sei que se chama viva la vida. Outro dia casualmente assisti um clipe com essa música e apesar da lindíssima melodia passei a observar a indumentária dos integrantes e especialmente a interpretação facial do vocalista e senti algo sinistro. Afinal quem são os componentes dessa banda? como se chamam? onde vivem?
Sandra

Anônimo disse...

ACHO TUDO MUITO SEM SAL
ESSA MAINA ANTIGA DOS SERES HUMANOS QUEREM SER DEUS DO AML OU DO BEM
GALERA TA NA HORA DE CAIR NA REAL EXISTE ALGO POR AI MAS QUE IRA DECIDIR O QUE É CERTO E E ERRADO NAO SEI
ACHO QUE NA REAL E APENAS TÉDIO
SABE QUANDO TU TA SEM NADA PRA FAZER E DA VONTADADE DE MNANDAR UM PUTA QUE O PARIU PROS ARES ... ENTÃO PRA MIM ´[E SO ISSO
SOU UMA CARA BUNITINHO DE OLHOS VERDES ACHO QUE SOU ANJO MAS SEREI DO BEM OU DO MAL BOM SEI LA ACHO QUE DO BEM NAO VAI VENDER O VIDEO CLIPE DO POP STAR PREFERIDO ENTAO A MINHA OPINIAO É ESSA FALTA DE CRIATIVIDADE E NECESSIDADE DE APARECER CAUSA ESSAS LETRAS BIZARRAS E SEM INSPIRAÇÃO A MUSICA NÃO É ISSO A MUSICA E PRA SER LÍRICA LINDA E LIBERTADORA NO SENTIDO DO PRAZER
ISSO SIM É DIFICIL DE FAZER MAS QUANDO SE FAZ VIRA UMA MUSICA ETERNA NUNCA SAI DAS PARADAS.

Anônimo disse...

Acho que a galera está viajando um pouco achando que a música deve ser interpretada apenas religiosamente. Para quem tem conhecimento da Revolução Francesa, percebe que a música toda faz referência a ela. Percebemos na música o poder que o eu lírico tinha e que perdeu. "Now the old king is dead long live the king" Este trecho parece ter um pouco de sátira... um pouco de ironia... O antigo REI está morto(na revolução francesa ele foi morto pelos revolucionários) e agora desejam vida longa ao novo REI (que também será morto com apoio dos populares depois de um tempo). Outro trecho: "It was a wicked and wild wind
Blew down the doors to let me in". O vento que ele se refere é a revolução que retirou o poder do REI para que Robespierre fosse o novo detentor do poder. Mais um trecho: "People couldn't believe what I'd become" As pessoas não poderiam acreditar que ele se tornou exatamente igual ao rei que ele matou para tomar o lugar.

Espero que todos tenham compreendido

Janine Sombra disse...

Eu tenho um certo conhecimento sobre Revolução Francesa, entretanto não havia pensado assim. De qualquer modo, acho que é um jeito bem interessante de se pensar. Faz completo sentido. Tendo em vista, que a capa do CD em si, trata-se da famosíssima obra de Eugène Delacroix, "La Liberté Guidant Le Peuple", que por sinal foi o símbolo da Revolução Francesa. Agradeço o comentário. :)

Lucas Ferreira disse...

Sugiro apenas que leia essa outra interpetação..

http://filipeflexa.wordpress.com/2009/09/08/coldplay-e-o-viva-la-vida/

Anônimo disse...

definitivamente é um deboche ao Cristianismo e ao império Romano,
não é só a letra o clipe demosntram várias mensagens subliminares e simbolos maçons, análisem esse vídeo
http://www.youtube.com/watch?v=Eau3WuL9xp4

Anônimo disse...

Deus escutando sinos de jerusalém,ouvindo a cavalaria romana não tem nada a ver,esta música fala da arrogância do homem que tenta dominar a natureza e destrói tudo e agora ele está sozinho,perdido com sua ignorância pois amou mais o dinheiro que tudo,Agora remeto a Thomaz Hobbies que escreve com muita propriedade que o homem é lobo do próprio homem.Estudo a torah não tem a ver com teosofia nem teologia Hebráica e nem Cristã.Me chamo marcelo e sou BH,Minas.

riksaniel disse...

Gabriel e Thiago! Parabéns Deus está nas vossas explicações, pois a música é isso aí mesmo!
Pessoal o mais importante é vocês saberem que Jesus os Ama! E que realmente está bem perto da Sua volta, e nós precisamos convida-Lo para reinar em nós e nos guiar nesse mundo tão corrompido, e assim subir para reinar com Ele.Como Ele nos promete nos evangelhos!
Forte abraço á todos!

Anônimo disse...

riksaniel, tó com você, Jesus está disposto a salva á todos que quiserem, basta convidá-lo.Disse: Eu sou o caminho, a verdade e a Vida e ninguem vêm ao Pai senão por mim.

Anônimo disse...

Acho que sobre os corais da cavalaria romana dá pra entender assim

"Os corais da cavalaria romana estão cantando:
-Seja meu espelho, minha espada e escudo
Meus missionários em um campo desconhecido". Ou seja, essas palavras sendo proferidas pela cavalaria romana. Essa música pode ser entendida do jeito que as as pessoas quiserem e acho que a intenção era essa mesmo, causar polêmica. Eu mesma, antes de dar uma olhada direito achei que tinha a ver com satanás, ou algo assim. Agora percebo que tem mais a ver com as chamadas " guerras santas", ou as revoluções do século XVIII, ou podem ser até as palavras de um rei mouro tendo seu reino atacado pelos exércitos católicos durante as Cruzadas. Trata-se de um rei humano sendo deposto, perdendo o poder. Nada de religiosos ou sobrenatural.

ÁUREAMENEZES. disse...

eu entendo dessa forma : ''essa musica é satanica e isso esta na cara, quando no começo o cara fala do oceanos e tals do dados varros as ruas etc... e depois dizendo ''desde q voc se foi nunca ouve uma palavra honesta'' eu digo q no comesso ta falando de Jesus(Deus) e depois do anticristo dizendo q o anti cristo ''falo tipo ''uma'' palavra ''honesta'' e vi ''REI'' OU SEJA O Q CRISTO É MAS na musica fala q JEsus ja foi . ''dizendo q sao pedro nao xamara o nome pq ele é o anti-cristo e é obvil q o anti cristo vai queimar no eterno FOGO do inferno entao todos os q blasfemam contra Deus e nao se arrependem vao keimar no kintos dos infernos'' --'

Anônimo disse...

Fico surpreso em ver que as pessoas ditas religiosas, de modo geral, cristãs sempre associam palavras de duplo sentido com diabo. Por quê vcs nao tiram o diabo da cabeca? Pq sempre tem q atribuir alguns signifacados a ele? Nao perceberam q vcs sabem mais sobre suas palavras, atos e pensamentos do que dos apostolos ou ate de Cristo?
Deveriam procurar outras fontes antes de escreverem algo afirmativo como se fosse "A" verdade.
Aqui por exemplo http://pt.wikipedia.org/wiki/Viva_la_Vida . Obviamente é traduzido mas da outras interpretacoes e ninguem citou diabo nessas interpretacoes. Falaram da revolucao francesa, de Cristo e seus apostolos e em outro site vi interpretacao de q poderia ser Napoleão.
Ninguem percebeu uma coisa mas se vc ouvir denovo http://letras.terra.com.br/coldplay/1253930/ aos 2:32 claramente ele fala "WON'T call my name" e aos 3:26 ele diz "WILL call my name" apesar da legenda estar dizendo WON'T. Pra quem nao entedeu, WONT seria NAO chamaria e na frase WILL call seria CHAMARIA.
Fico assutado em pessoas q atribuem tudo que nao entendem ou nao sabem ao diabo e se dizem Cristãs.
Se Deus nos deu a razão, entam pensem.
Desculpem se alguem se incomodou com o q falei mas eh o q eu acho. Reflita.

Anônimo disse...

Ah e sujar o nome de uma banda, marca ou pessoa é muito facil dizendo q faz apologia ao diabo. Se ela realmente nao fizer pelo que parece é vc quem faz apologia por sempre pensar nele. E depois q o nome/marca/pessoa esta suja dificilmente fica limpa denovo. Ex: Fido dido.

Anônimo disse...

Eu conheço a coldplay como uma banda bem contemporânea, e fiquei bem pensativa com essa letra, mas coldplay é bem conhecida pela religiosidade em certas letras, se eu não me engano eles são católicos. E meu veredicto sobre a letra foi que, se trata de alguém que se achava deus, que estava no auge em algum tempo e depois percebeu toda a enganação que aquilo foi. Assim também como no Revolução Francesa e na Idade Média, onde as pessoas se achavam donas de tudo, poder fazer tudo, ser deus. É só ligar o que os dois tempos de lá pra cá sofreu com o pensamento das pessoas de saberem que elas não são e nunca serão um deus, e se tentarem ser, será tudo uma enganação. Essa é a minha interpretação, mas vc não é obrigado a tê-la. bjs!!!

Anônimo disse...

è gritante como fala de Jesus!
Segue a interpretação, que achei bem interessante...(de anônimo)

[… Antes de renegar, o apóstolo Pedro Tinha jurado Lealdade a Cristo sem falar de judas, por isso a música fala de que não havia uma palavra honesta e isso foi quando “eu”, nesse caso Cristo, regia o mundo, e aí Chris Martin levanta suas mãos para o céu indicando que Jesus está lá, ou seja, grande sacada do vocalista em interpretar os dois para nos mostrar como há tanto desamor entre nós, a ponto de crucificarmos alguém como Cristo.


Foi um vento estranho e forte que me deixaram entrar, nessa caso o vocalista já está interpretando Jesus dizendo que os revolucionários queriam sua cabeça numa bandeja de prata, apenas um fantoche numa corda solitária é quando Cristo se sente sozinho e acha q Deus o abandonou, por isso quem desejaria ser um rei? Para carregar uma coroa de espinhos! Por algum motivo eu não sei explicar eu sei que São Pedro não chamará meu nome, pois Pedro apóstolo d Cristo renega seu nome por 3 vezes…

Num minuto eu segurava a chave no outro os muros estavam se fechando então descobri que meus catelos se apoivam em pilares de areia seria Jesus falando. Agora entra o Diabo falando Eu escuto os sinos de Jerusalém tocando, os corais da cavalaria romana estão cantando, tudo isso faz parte da crucificação de Jesus. Por algum motivo que não sei explicar desde que VOCÊ se foi no caso JESUS, nunca mais houve uma palavra Honesta. Foi quando eu controlei o mundo, nesse caso o Diabo.

.. Mares se agitavam ao comando de quem? Jesus que hoje em dia é praticamente esquecido. Quem jogou os dados? O Diabo, pois enquanto Jesus era sacrificado algumas pessoas Jogavam dados sobre suas roupas e percebam que o vocalista olha para o céu quando diz que sentia o medo nos olhos de seus inimigos. O povo exclamava o velho rei está morto que no caso seria Jesus.

... O álbum tem um nome espanhol, inpirado numa pintura da artista mexicana Frida Kahlo. A arte do álbum é um quadro da revolução francesa ‘Liberty Leading The People’ do pintor francês Eugène Delacroix, com os dizeres Viva la Vida, em tinta branca e a música fala Claramente sobre Jesus e o Diabo, basta prestar atenção nas estrofes, e de como o vocalista Chris Martin interpreta os dois."]

RAfael disse...

Como podemos ver ,a foto de um famoso quadro francês relacionado a revolução francesa mostra no que se baseia a musica .Na minha opinião o eu-lirico da musica é um antigo Rei absolutista desabafando ,dizendo o que aconteceu com a vida dele após e no decorrer da revolução .O lado divino entra pelo fato de o rei ser considerado a representação divina na terra o que enrijecia o poder deles e dava a caraterista do poder absolutista . Essa idéia exaltava o poder do rei de tal forma que o propria agia como um deus diante da sociedade . Então a musica retrata um rei contando o que aconteceu com a vida dele durante a revolução .

Rafael disse...

É um rei absolutista narrando a derrota e a grande transformação que seu mundo estava passando . admitindo No refrão é como se ele tivesse tendo uma miragem a onde clama tudo aquilo que lhe concedia o poder que tinha .Jerusalém e roma que é da onde seu poder divino provinha gráças a imposição do papa pela igreja católica . A musica pra mim é uma aula de história .

Rafael disse...

''Por um motivo que eu não sei ,sei que são pedro não chamara mais meu nome ''- o poder divino concedido pela igreja ao rei não existia mais,a revolução anulou isso .São pedroacredito que é uma refer~encia aigreja católica .

Wagner disse...

Musica muito dificil de interpretar...já li diversos comentários e não cheguei em nenhuma conclusão...

Wagner disse...

É uma musica difícil de se interpretar...já li diversos comentários até mesmo em outros sites, e acho que ainda não entendi...

Jônatas Melo disse...

De fato, ñ acredito que o Diabo possa dominar nada.... nada nunca foi dele,
mas antes de Jesus ser crucificado,
o diabo ñ dominava o mundo,mas como todos pecavam , ñ tinham direito de
entrar no céu ate Jesus vir...
essa musica éh muito linda de fato
o estilo,o SOM,mas ñ convém ouvir (pelo menos no meu caso),porque com certeza tem alguma coisa por traz disso....
Deus abençoe a todos... ;)

Jeozadaque disse...

Colegas, sou evangélico e gosto de ouvir algumas músicas do Colplay, porém a própria Bíblia Diz que devemos ver tudo e somente reter o que é bom, eu vejo este grupo mesmo com um ritmo bem atrativo, porém ao mesmo tempo estranho pois as músicas são sempre enigmáticas e não vejo na web explicações do grupo com respeito ao significado, a tradução que chegou mais próximo ao meu pensamento foi de: Gabriel postada em 28 de novembro de 2009 17:59
Abraço a Todos

Luís disse...

Eu tenho uma interpretação mais mundana da letra. Para mim trata-se o desabafo de um revolucionário que ao chegar ao poder se vê longe do seu propósito, longe de realizar aquilo que acreditava ser o certo. Talvez quisesse fazer diferença, mas uma vez no poder apenas se tornou mais um.

Thales disse...

Acho estas especulações uma perda de tempo. Creio que quando o próprio autor ja declarou que a musica não tem um significado tão especifico, significa que não tem, e assim somos livres pra dar á ela a nossa interpretação PESSOAL, e não tentar descobrir se era a interpretação do autor. Não existe um significado padrão, a própria banda falou sobre isto. Cada um enxerga a letra de acordo com o que encontra nela. Alguns veem de maneira mais radical, outros de um jeito ambiguo. Eu enxergo nesta musica uma grande metáfora, sobre um homem que era muito feliz, e sentia que tinha tudo, como se fosse um rei, e perdeu toda esta felicidade quando 'um certo alguem' muito importante para ele o deixou [For some reazon I can't explain/Once you'd gone there was never-Por algum motivo que não sei explicar/Desde que voce se foi, nunca mais houve]. Uma interpretação pessoal, que enxergo refletida na minha vida =\...cada um enxerga a sua, depende de como vc olha a letra, depende do que vc sente, do que a letra desperta em vc...Mas devemos sempre lembrar que não adianta levantar discussões sobre um ''SIGNIFICADO REAL'', este tal significado REAL é INEXISTENTE, é uma musica que requer livre intrpretação =]

Anônimo disse...

Eu sou cristã protestante, mas não vejo a letra dessa música, como sendo de conteúdo religioso.
No meu entender, a música fala sobre a Revolução Francesa, pois a própria capa do CD induz a isso. Basta lermos a história da França e a história do rei Luís XVI, que antes dominava todos os continentes, era soberano, todos obedeciam as suas ordens, os reis naquela época, eram vistos como representantes de Deus aqui na terra, e seus poderes eram incontestáveis. Mas os oprimidos começaram a contestar esse poder real e Luís XVI foi levado a guilhotina, por isso em um dos trechos da música diz, "Revolucionários esperam por minha cabeça em uma bandeja de prata". Não podemos levar tudo para o lado da religião, não podemos ficar alienados, primeiro temos que avaliar bem as coisas. Bom, essa é a minha opinião.

Anônimo disse...

Só digo uma coisa, quem tem o Espirito Santo entende certinho. E certinho eu digo 100% de certeza.

simao disse...

Creio se tratar de duas coisas: É uma abordagem ligada a revolucåo Francesa, ( a começar pelo quadro da frida que da nome a musica" viva la vida e que comemora a revoluçåo) , porem refere-se tb a religiåo cristå, que tem JESUS como centro, certo de que nåo se podia governar sem a igreja, portanto nåo ha como atacar a igreja (muito embora dentro de uma visåo institucional) sem atacar a Deus.

Costa disse...

Seria interessante saber o que os caras da banda,em especial quem escreveu a música, acham dela.Ficaria até mais fácil entender.Mas,fica livre para a interpretação de cada um.Eu acho que é um pouco de duas coisas:a questão de Deus e a questão histórica(revolução francesa).Vou pesquisar sobre esse fato histórico e tentar relacionar a canção à época.

Anônimo disse...

ai droga gostava tanto de coldplay
acho q nao vou ouvir mais

Cassiano disse...

alvez não tenha tanto a ver com a questão de Deus e nem histórica. É uma música composta por metáforas que nos comparam a Deus(quando estamos na pureza, é claro) e desviamos nosso caminho, alcançamos o sucesso e nos tornamos outras pessoas, achando que somos maiores que os outros e uma hora as situações invertem. Não sabemos aproveitar da devida maneira e o mundo acaba dando voltas por falta de merecimento. Pensem bem!

Anônimo disse...

Posso estar enganado como todos que aqui postaram comentários, mas como o título anuncia "viva a vida", creio que ele fez um preâmbulo. Usou algumas palavras "versículos" para mostrar que o domínio vem através dos tempos e mesmo assim tudo pode desmoronar. Acredito que não tem cubho religioso e sim uma comparação de que se deve viver a vida por que o amanhã tudo pode virar de cabeça para baixo...mudar.Como a revolução francesa.

Unknown disse...

A música não fala de jesus e satanás.. é sobre a revolução francesa...

Anônimo disse...

Eu estava vendo a letra da música Clocks e pra quem conhece a Bíblia, dá pra ver muita conscidência com o que aconteceu com satanás, no começo a letra diz: "as luzes se apagaram e não posso ser salvo, ondas contra as quais tentei nadar
Me colocaram de joelhos
Ah, eu imploro, eu imploro e suplico, cantando"
(satanás era um anjo querubim e por querer se igualar a Deus e pecar foi expluso da presença de Deus e por querer ser exaltado como Deus ele foi humilhado, dá pra perceber claramente).

"Revele coisas não ditas
Atire fora a maçã em minha cabeça e um
Problema que não pode ser nomeado
Um tigre está esperando pra ser domado, cantando"
( aqui quando ele fala sobre a 'maçã' provalvelmente está fazendo uma referência ao fruto que Adão comeu) e o refrão:

Você é
Você é
(Deus é o grande 'Eu Sou', assim Ele é chamado, então ele deve estar se referindo a Ele)

"Confusão que não acaba
Paredes fechadas e relógios tiquetaqueando
Vou voltar e te levar para casa
Eu não poderia parar agora que você sabe, cantando"
( em breve satanás será lançado no lago de fogo e enxofre eternamente com os que são dele e então surgirão novos céus e nova terra e tudo se fará novo, por isso ele fala dos 'relógios tiquetaqueando' pois ele sabe que seu fim está próximo, esse lago de fogo e enxofre foi criado para ele, então ele diz: " Vou voltar e te levar para casa
Eu não poderia parar agora que você sabe, cantando" ( satanás quer levar as pessoas para o inferno, já que ele já está condenado mesmo o que ele perderia com isso?)
satanás não pode mais ser salvo, como diz no início da música, mas nós podemos, nós só precisamos aceitar a Cristo e buscar a Deus acima de todas as coisas.

Anônimo disse...

em clocks ele ainda fala
" E nada se compara"
porque realmente ele sabe que nada se compara a estar na plenitude da glória de Deus.

Unknown disse...

Acho que a letra faz referência queda do império romano.

Anônimo disse...

Nossa, as vezes fico achando que tão bebendo muita kboa, e acabam viajando na maionese. A musica claramente se refere as conquistas de Napoleão Bonaparte, contadas por ele mesmo na maior parte da musica.

Wal Oliver disse...

A letra de "Viva la Vida" inspirou um grande debate sobre o seu significado,tais como a Revolução Francêsa pode ser referente ao acontecimento da tomada do Palácio de Versalhes pelos revolucionários. Os membros da banda dizem que se refere apenas aos reis e revolucionários em geral.

dani disse...

Ta aí do nada todas as musicas do coldplay se refere a Deus ou ao diabo... Os integrantes da banda são judeus eles tem consciência do que estão escrevendo em suas canções. Eu so acho que eles quiseram transmitir em viva la vida um pouco da revolução francesa... Afinal so eles realmente sabem o que eles quiseram transmitir com essa canção... Viva la vida continua sendo o hino dos coldplayers *-*

Alexander disse...

Parabéns Thiago e Vanessa você s não vão se perder por falta de conhecimento, como a maioria.

blog das girls disse...

na verdade a musica é uma alusão a revoluções como a própria banda disse,e de fato pode-se perceber que a grande referência da música é a Revolução Francesa, primeiro porque a imagem que está na capa que você postou é uma obra de um pintor francês que não me lembro o nome, mas a obra se chama "A liberdade guiando o povo", essa obra é utilizada para exemplificar a Revolução, fora que a música fala sobre um rei que perdeu seu poder e o povo querendo sua cabeça, outra referência. Não posso explicar Revolução Francesa porque é um assunto muito longo. E há uma razão muito óbvia para que tenha um teor religioso na música, já que quando falamos de reis, lembramos do absolutismo monárquico, e se lembramos disso lembramos da igreja católica tendo grande monopólio no mundo. Se vamos falar de absolutismo, porque não fazermos referencia a igreja utilizando as suas próprias teorias? Inclusive em uma parte da música que ele fala dos sinos de Jerusalém e da cavalaria... você pode lembrar das cruzadas, que você lembra do termo "a cruz e a espada" que remete a forma como a Igreja conquistava territórios na época. Viva la Vida "vida longa". Achei a interpretação e os comentários muito precipitados, acho que antes vocês deveriam procurar saber um pouco sobre revoluções e nem era preciso muito se reconhecessem o quadro usado na capa.

Anônimo disse...

Sei como é isso

luiz henrique disse...

Na minha opinião acho muito melhor parar de ouvir a música ja que ela tem essas evidências. E pelo que eu vejo nos comentários a maioria das pessoas só estão tentando achar uma explicação para essa música, porque não querem acreditar nas evidências, e não querem parar de ouvir a música.
Eu sei como é chato vc ver que a música que vc curte na verdade, é outra coisa, mas nós temos que para de ouvir isso principalmente quem é cristão.
Essa música pode ter um ritmo muito maneiro, mas nós temos que saber parar de ouvir isso porque isso não agrada a Deus.

Pense um pouco sobre isso

Unknown disse...

“Eu controlava o mundo”> A frase é clara e direciona o assunto da música . (Eu Sou) Tudo estava sob o controle de Deus ”

“Os oceanos se abriam quando eu ordenava”>...Haja uma porção seca no meio das águas

Genesis.Então Moisés estendeu suas mãos sobre as águas e elas se abriram...Êxodo 14:21

“Agora pela manhã durmo sozinho”> Após haver criado o homem ... “e foi tarde e manhã o sexto dia...” Gen 1:31. Após séculos da criação, criatura esquece de Criador; Deus está só, esquecido!

Varro as ruas que já foram minhas> Uma forma de humilhação; Deus perde o poder e o reconhecimento de suas criaturas, e o que resta ao Criador é a lembrança mórbida e nostálgica de um homem que o esqueceu.

2º parágrafo
“Eu jogava os dados
Sentia o medo nos olhos dos meus inimigos
Ouvia enquanto o povo exclamava:
“Agora o velho rei está morto! Vida longa ao rei!”
Num minuto eu segurava a chave
No outro os muros estavam se fechando em mim
E eu então descobri, que meus castelos se apoiam
Sobre pilares de sal e de areia”

Eu jogava dados> Está dizendo que Deus brincava com suas criaturas deixando-as à mercê da probabilidade; infere também que Deus não ama o homem.

Sentia o medo nos olhos dos meus inimigos> Infere que Deus era tirano e que suas criaturas o obedeciam por medo...

Ouvia enquanto o povo exclamava: Agora o velho rei está morto! Vida longa ao rei> Frase de duplo sentido, fala da crucifixão de Jesus...”Crucifica-o, crucifica-o”; e o aposto sobre sua cabeça; “Jesus Nazareno o Rei dos Judeus...” S Mateus. Significa ainda, que como Jesus morreu, um novo rei surgi neste mundo, Satanás> o velho rei está morto (Jesus)! Vida longa ao rei (Satanás)!”No surgimento do Iluminismo é instituída a deusa”, razão “, pois Deus está morto!

Num minuto eu segurava a chave> Segundo a bíblia, Jesus tem as chaves da morte e do inferno...Apocalipse

No outro os muros estavam se fechando em mim> Mas, satirizando a morte veio sobre Ele em seguida e não pode escapar.

E eu então descobri, que meus castelos se apoiam sobre pilares de sal e de areia > Os planos de uma humanidade obediente ao Criador e o plano da redenção, foram debalde, pois não vale a pena, foi um erro!

Eu escuto os sinos de Jerusalém tocando> Um grande acontecimento ocorrendo em Jerusalém, a páscoa coincide com a prisão e crucifixão de Jesus.

Os corais da cavalaria romana estão cantando> quem canta são os demônios que movem os romanos e os judeus para assassinarem Jesus, representa uma grande convulsão e celebração espiritual do mal.

Seja meu espelho, minha espada e escudo> Satanás está dizendo: seja como eu, tenha a mesma atitude, me defenda a todo custo.

Meus missionários em um campo desconhecido> O mundo mudaria a partir dali; o maligno mesmo não sabia como seria o comportamento das pessoas daquele período em diante.

Por algum motivo que não sei explicar desde que você se foi, nunca mais houve. Nunca uma palavra honesta.> Desde que Jesus Morreu e ascendeu ao céu, nunca mais houve outro como ele. Nunca mais houve paz na mente de satanás, pois sabia que finalmente morreria!
Queria que Nunca mais acabasse seu domínio, queria que o mal durasse para sempre; então afirma: “Nunca é uma palavra honesta” ou Ideal para seus planos.

Foi quando eu controlei o mundo> O mundo passou ao domínio do mal e só será devolvido quando Jesus voltar. Apocalipse,,,

As pessoas não acreditavam no que eu havia me tornado> “...os que te conhecem estão espantados de ti. em grande espanto te tornaste e nunca mais serás para sempre oh querubim protetor...” Ezequiel 28:20..Texto que fala da rebelião de Lúcifer.

Os revolucionários esperam> Os seguidores do Cristo foram chamados de revolucionários, e satanás sabe que eles esperam o seu fim.

Apenas um fantoche numa corda solitária> Judas, o Escariotes, que se enforcou, é tido pelo diabo como um fantoche medíocre que foi usado para seu propósito.

Oh! Quem desejaria tornar-se um rei?> Esta frase é uma expressão de desdém. Ser como Jesus? Morrer e ser humilhado como Ele foi?

Unknown disse...

Gostei da sua interpretação, não tinha pensado nisso!

Anônimo disse...

Na verdade a música fala do reinado de Napoleão Bonaparte, se você olhar por uma perspectiva histórica. Se você comparar a letra com as etapas finais da Revolução Francesa e com a vida de Napoleão Bonaparte, verá que cada verso fala dele. Basta olhar também no videoclipe oficial, onde o Coldplay está no cenário de uma famosa pintura que retrata uma cena dessa revolução.
Essa teoria foi apresentada para a minha turma pelos professores de história e história da arte e realmente cada detalhe da vida de Napoleão bate com a letra. Tem vários videos e sites falando do assunto, pode procurar.

Anônimo disse...

so rindo desse povo q n sabe nd d hitoria e ax q a musica eh sobre deus kkkkkkk

Anônimo disse...

Na verdade n eh so essa musica do coldyplay que apresenta letra um tanto confusa...
Apesar de gostar muito delas sempre tento interpreta-las pra saber o que estou ouvindo

Mariana Silva disse...

Nossa! Nada haver! Até pq o Chris,vocalista,é cristão e não falaria de Deus desse modo. O tempo todo,ele quer mostrar na música o modo q satanás se sentiu na época da crussificação.

Marinês disse...

É tão bom, saber que ao escutar uma musica estrangeira, pessoas inteligentes como vocês e eu, porque não??!!, gostamos de saber o que significa!!!
Li todos os comentários e gostei mais da Mariana e do Thiago!!!
Cada qual com seu ponto de vista!!! Parabéns!!!
Marinês

Unknown disse...

Afs...o que mais poderia ser?! Uma declaração romântica?!

Unknown disse...

Excelente explanação!!! Parabéns!!!

Sisi mourão. disse...

Observação alguns pontos dá música.. Eu dominava o mundo. Lúcifer disse a Jesus, veja tudo isso me pertence.. tem também a parte q a música diz; eu orquestrava e aí vai... A música é um misto de queda do inimigo com a crucificação de Cristo... Fala sobre a " chave" o espelho q refletem o bom é mal caráter etc. Tive q ouvi-la várias e várias vezes. Ela tem um toque Barroco com versão de um simbolismo tipo.. viva La vida q em espanhol quer dizer viva a vida... Esse toque do violino q repete o refrão vários vezes ao fundo é a EXCELENTE pegada..Música forte boa pra refletir! linda, e também curiosa.. meu comentário não é religioso, só observador dos detalhes musical.

Unknown disse...

Não queira se enganar, a música viva la vida é uma mensagem do demo, claramente ele diz que não terá seu nome chamado pra ir ao céu, porque já está condenado.

Unknown disse...

A revolução francesa faz parte da profecia, essa música viva la vida faz alusão a várias partes da história, e aí vc pergunta é o que isso tem a ver ?
Tudo, Satã vem através dos tempos fazendo tudo que é mal, mas nessa música ele manda sua mensagem escondida através de um ritmo meio lírico e agradável a quem ouve, porém é o estava mesmo quem é o mentor dessa letra,

Anônimo disse...

Concordo com a interpretação da Vanessa, analisando bem parece muito mais como se fosse o Diabo contando a história dele é de como ele sempre quis ser maior que Deus.

Flavia Cris disse...

Concordo com vc Cibele, essa parte esta suuper clara.

Ruth disse...

Obrigada

Unknown disse...

Nossa são muitos comentários para analisar. Desculpe se repeti algum comentário mas pra mim parece uma simples quebra de paradigma onde , em dado momento o homem se sente por cima. E subitamente se sente iluminado por alguma informação libertadora.
Constantes citadas em atitudes de auto afirmacao, seguidas de um sentimentos desmistificando.

Jefferson Costa disse...

O coments mais sensato 'da internet'. Obrigado!

Unknown disse...

Muito plausível sua interpretação

Unknown disse...

A música é sobre a revolução francesa, apesar da banda não falar que é isso mas só ler sobre Nápoleão Bonaparte que você vai descobrir

Fernando Gillet disse...

Amigo, parece até que o cara fumou um baseado muito doido antes de escrever. Como evangelista urbano, e podem me criticar como quiserem, entendo que qualquer forma de "religiosidade mata e não salva". A adoração sai do coração. A Bília, do inicio ao fim refere-se a "CONQUISTAR EM OBEDIÊNCIA E FÉ. Nada de espias". IDE E PREGAI O EVANGELHO A TODA CRIATURA. Se o autor fumou ou não, não importa. Importa sim é que Deus conhece o coração dele. Se a melodia toca meu coração, eu pouco me importo com a letra, MUDO A LETRA e ADORO AO MEU SENHOR A OFERECENDO DO MAIS PROFUNDO DO MEU CORAÇÃO UNICAMENTE A ELE. Isso é "CONQUISTAR EM OBEDIÊNCIA E FÉ". Isso é ADORAR SEM HIPOCRISIA. Ponto.

Fernando Gillet disse...

As ordens de Deus são para CONQUISTAR A TERRA, MATAR TODOS E TRAZER OS DESPOJOS. E assim eu faço com as músicas: TROCO A LETRA E ENTREGO A CONQUISTA AO MEU DEUS. Foi feita pra satanás? Mudei a letra; não é mais pra ele. Ponto.

Unknown disse...

Porquê quem curti essa música são mais os drogados e os q não querem nada só oba oba é música satânicas sim goste quem gosta